Ações de humanização contribuem para bem-estar no ambiente hospitalar
Corte de cabelo visa autoestima de pacientes, acompanhantes e colaboradores


04/01/2016 11:34:55 Paulo Fernandes NOTÍCIAS

“Não é apenas um corte. É proporcionar um momento de acolhimento e valorização. Um olhar diferente para cada pessoa onde nos preocupamos com período que ela esteja passando e tentamos ajudar com um pouco de autoestima”. Essas foram as palavras ditas pela empresária Janaina Cruz Garcia de Souza ao resumir uma parceira sem fins lucrativos da empresa Impacto Hair com o Hospital Regional de Presidente Prudente “Doutor Domingos Leonardo Cerávolo”.

Desde o final de dezembro de 2015, as unidades se reúnem, por intermédio do Centro Integrado de Humanização do HR para projetar uma parceira em 2016. A proposta é levar corte de cabelo gratuito aos acompanhantes e pacientes, principalmente aqueles que passam por longas internações, atingindo também os colaboradores.

“Um corte de cabelo é também oferecer cuidado e, por muitas vezes, os acompanhantes acabam fazendo do hospital uma segunda casa e não tem tempo ou condições para realizar algo simples. Pacientes que passam muito tempo internados precisam também receber cuidados não apenas médicos ou de enfermagem”, explica a supervisora de Humanização do HR, Edna Amaro.

O primeiro passo do projeto foi realizar um dia de corte para os colaboradores. O objetivo do Centro Integrado de Humanização é também “valorizar o colaborador e proporcionar bem-estar no ambiente de trabalho”, aponta Amaro.

O grupo já realiza a programação para este ano, onde serão contempladas as três esferas: pacientes, acompanhantes e colaboradores.

Os cortes serão realizados no espaço de TV da Sala de Descanso do HR. O cronograma prevê ainda atendimento de forma gratuita também no período noturno e nos leitos para pacientes acamados. No entanto, todas as ações estão sendo bem estudadas para atender as exigências necessárias para garantir a higiênização no ambiente hospitalar.


Tags:  

Galeria