Música nos Hospitais conduz pacientes a universo de emoções
Orquestra prudentina agradou público presente na recepção do Hospital Regional


22/01/2016 16:23:03 Texto: Paulo Fernandes | Fotos: Iury Greghi NOTÍCIAS

No repertório, 15 clássicos da música interpretados em cerca de 50 minutos. Tempo suficiente para garantir lugar em uma viagem incrível pelo universo das emoções. No roteiro, destinos que passam pelos poemas de Vinicius de Moares, que resgatam da memória momentos importantes vividos ao som de Paul McCarteney e Abba, lugares que restauram um momento de fé e renovam as esperanças ao som Renato Teixeira em Romaria. 


Foi assim que pacientes, acompanhantes, colaboradores e convidados do Hospital Regional de Presidente Prudente “Doutor Domingos Leonardo Cerávolo” prestigiaram essa viagem proporcionada pelo programa “Música nos Hospitais” realizado nesta sexta-feira (22/01) na recepção principal da unidade. 


Com o tema: “Saúde mental: a influência da música no equilíbrio das emoções” a apresentação parte do princípio de ser ferramenta terapêutica e de entretenimento construtivo, auxiliando no tratamento dos pacientes.


O concerto foi conduzido pela Orquestra de Câmara do Oeste Paulista e regido pelo maestro Luiz Antônio Peres Filho, conhecido como Luizão. “O repertório foi maravilhoso. Nós encaminhamos uma grade de músicas para a Associação Paulista de Medicina que foram felizes em selecionar clássicos que mexam com a saúde das pessoas. Recebemos o convite para compor o programa este ano com muita alegria. É importante pois valoriza os músicos da região.  Esperamos poder estar presente mais vezes”, pontuou o Maestro Luizão.


Estar mais uma vez no cronograma, entre tantas instituições que poderiam ser anfitriões do projeto  é motivo de muita alegria para a administração do Hospital Regional. “Nós só temos que agradecer a oportunidade de recebermos pela terceira vez este maravilhoso projeto da Associação Paulista de Medicina e da Sanofi. Sabemos da importância da música no tratamento dos pacientes, tanto que já inserimos em algumas clínicas a música como parte do processo terapêutico. Este projeto é uma iniciativa que deu muitos frutos”, Frei Jacó. 


Música nas Clínicas

O projeto teve início no começo da manhã e contou com a apresentação da orquestra subdivididas nas clínicas de internação. Pacientes do pronto-socorro também puderam por um momento apreciar a música e se esquecer do sofrimento. Nos corredores, acompanhantes, pacientes e colaboradores tornaram-se plateia. Um público especial e que por um pequeno momento apreciaram música clássica   


“Achei muito interessante. Bom para os pacientes e para os acompanhantes. Ajuda a sair da rotina hospitalar”, explanou a visitante Maria Silva de Carvalho.

 


Tags: