Fonoaudiologia no HR ganha nova sala para atendimentos
Espaço reformado tem objetivo de dar mais qualidade e humanização aos pacientes


23/03/2016 14:56:59 Paulo Fernandes NOTÍCIAS

O Hospital Regional de Presidente Prudente “Doutor Domingos Leonardo Cerávolo” inaugurou nessa terça-feira (22/03) o novo espaço dedicado ao atendimento de Fonoaudiologia na unidade.

A sala foi totalmente reformada, com novos móveis, pintura e climatização. Segundo o diretor administrativo do HR, Frei Jacó, o investimento foi de aproximadamente R$ 10 mil, sem contar os equipamentos adquiridos pela unidade nos últimos tempos. “Hoje não queremos inaugurar apenas uma nova sala. Mas, reconhecer a importância desse trabalho para nosso hospital, o que os profissionais já fizeram e ainda poderão fazer buscando produtividade, qualidade e humanização”, enfatizou.

Em um ambiente hospitalar, o fonoaudiólogo trabalha com a estimulação da fala e da alimentação em pacientes que por algum motivo tiveram sua capacidade de dicção e deglutição alterada.

No Hospital Regional, a atuação do profissional vai além e chega também na enfermaria de Ginecologia e Obstetrícia. Este serviço é responsável por auxiliar as mães com bebes recém-nascidos quanto as dificuldades de amamentação, disfagia, entre outras. Realiza, também, o teste da orelhinha e da linguinha em todos os bebês nascidos na unidade.

“Quero agradecer imensamente o envolvimento de todos os profissionais, desde a nutrição que sempre nos ajuda, marcenaria, elétrica, refrigeração, pintura. Enfim, todos que tornaram esse sonho possível, especialmente a administração do hospital que sempre confia em nosso trabalho”, destacou a fonoaudióloga, Mariana Passos Rodrigues, que atua juntamente com a fonoaudióloga, Mariane Rezende Zampiere Christófono.      

 

Reformas e Ampliações

O Serviço de Fonoaudiologia do HR estava anexado juntamente na enfermaria da pediatria. No entanto, era necessário um espaço maior e mais próximo das mães para que fossem realizados os atendimentos aos recém-nascidos. Por isso, a equipe multiprofissional da enfermaria de Ginecologia e Obstetrícia cedeu um espaço que foi todo reformado.

Mesmo em tempos de crise financeira no País, o HR está conseguindo investir em melhorias para os usuários e colaboradores. A antiga sala da fonoaudiologia deve, também, ser reformada para abrigar o Serviço de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (Sciras) que hoje divide espaço com o Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE).

Recentemente, outra reforma de expressão na unidade foi a reinauguração do Banco de Sangue, que ganhou novo ambiente, climatização e mais conforto para os doadores e colaboradores. Nesse ano, a administração do HR também entregou a reforma da Central de Materiais de Esterilização (CME).

Atualmente, outros vários setores passam por reformas na unidade, como a sala do Departamento de Vigilância Patrimonial. Cabe ressaltar, que todos os trabalhos desenvolvidos nas reformas são realizados por profissionais do HR, pertencentes aos setores de marcenaria, móveis, patrimônio, elétrica, telefonia, tecnologia da informação, serralheria, pintura, refrigeração, manutenção predial, Centro Integrado de Humanização, entre outros. 


Tags: