Missa e café da manhã marcam Dia do Enfermeiro no HR e no AME
Juntas, unidades somam quase 200 profissionais da categoria


12/05/2016 17:42:07 Paulo Fernandes NOTÍCIAS

O Hospital Regional de Presidente Prudente “Doutor Domingos Leonardo Cerávolo” e o Ambulatório Médico de Especialidades (AME), celebraram nesta quinta-feira (12/05) uma missa em ação de graças ao Dia do Enfermeiro.

Cerca de 200 enfermeiros de ambas as unidades estiveram presentes na celebração, presidida pelo capelão do HR e do AME, Padre Paulo Nunes. O diretor administrativo das unidades, Frei Jacó Silva, usou da palavra ao final e agradeceu o empenho de todos. “Uma unidade de saúde, seja hospital ou ambulatório não funciona sem o enfermeiro. Ele é de extrema importância para o cuidado do paciente. Por isso, nesta oportunidade, quero agradecer a todos os nossos enfermeiros, que não medem esforços para fazer do HR e do AME santuários do amor na assistência de cada paciente”, disse.

Após a missa, um café da manhã foi oferecido aos profissionais. Uma maneira singela de proporcionar uma confraternização em alusão a data.

Dia 12 de Maio

Getúlio Vargas instituiu em 1938, o Dia do Enfermeiro, celebrado em 12 de maio. Esta é a data que nasceu a heroína brasileira, enfermeira Anna Nery, que prestou serviços voluntários nos hospitais militares durante a Guerra do Paraguai. Com a deflagração da Guerra do Paraguai em 1865, os filhos de Anna Nery foram convocados e ela ofereceu ao presidente da Província da Bahia, o conselheiro Manuel Pinho de Sousa Dantas, seus serviços como voluntária para cuidar dos feridos.

Nery recebeu noções básicas de enfermagem com a Irmandade de São Vicente de Paulo, tornando-se a primeira mulher enfermeira do Brasil. Ela se destacou por sua dedicação ao trabalho, por todos os hospitais onde passou.

A enfermeira foi homenageada com a Medalha Geral de Campanha e a Medalha Humanitária de Primeira Classe. Além das homenagens, recebeu, por decreto do imperador Dom Pedro II, uma pensão vitalícia.


Tags: