Residentes do HR capacitam colaboradores da UPA em Prudente
Cerca de 60 profissionais foram treinados durante uma semana


19/05/2016 08:54:58 Paulo Fernandes NOTÍCIAS

Os residentes multiprofissionais em Terapia Intensiva do Hospital Regional de Presidente Prudente “Doutor Domingos Leonardo Cerávolo” realizaram uma semana de capacitação e treinamentos intensivos para cerca de 60 colaboradores da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) inaugurada recentemente no bairro Ana Jacinta em Presidente Prudente.

De acordo com a enfermeira coordenadora da residência e docente da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), Ana Maria Silva Camargo, o treinamento foi realizado por meio de uma parceria entre o HR, a Secretaria Municipal de Saúde e o Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista (Ciop), responsável pela gestão da UPA.

“O treinamento se fez importante tanto para o residente quanto para os colaboradores. O profissional da residência pôde desenvolver sua autonomia e ampliar os níveis de capacitação. Para os colaboradores da unidade, sem dúvidas que foi de extrema importância, já que a seleção foi realizada por meio de concurso público e alguns estavam até mesmo afastados da área”, pontuou.

Vários temas foram abordados durante o treinamento, entre eles, a simulação de trauma que contou com a presença de socorristas do SAME e do GRAU, já que a UPA vai atender principalmente urgência e emergências. O treinamento ainda tratou sobre ventilação mecânica, administração de medicamentos, reanimação, normas de biossegurança e orientações sobre protocolos de dietas.

Conduziram os treinamentos as residentes (R1) Gabriella Assis Motta Alves (Nutricionista); Ana Flávia Soriano Pereira (Farmacêutica); Thaynara Zanoni D`Almeida (Fisioterapeuta) e Ana Carolina de Faccio Azevedo (Enfermeira) e os residentes (R2) Renata Santos (Enfermeira), Luciana Lima (Nutricionista), Ana Carolina Boni (Fisioterapêuta) e Nayara Maioli (Farmacêutica).

Outra parceria firmada entre as instituições é a possibilidade de a UPA ser mais um campo de estágio para o residente multiprofissional.

O Hospital Regional possui três programas de residência multiprofissional, sendo eles: residência em Saúde do Idoso, Intensivismo e Urgências e Emergências. Todos   abrangem quatro diferentes especialidades da área da saúde, a enfermagem, nutrição, fisioterapia e farmácia. A residência no HR é  uma modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu, credenciados pela Comissão Nacional de Residência Multiprofissional do Ministério da Educação (MEC). 


Tags: