HR é convidado a integrar comunidade internacional de Centrais de Esterilização
HR é a única instituição de saúde do oeste paulista a fazer parte do grupo


22/06/2016 11:18:56 Iury Greghi NOTÍCIAS

A Central de Materiais e Esterilização (CME) do Hospital Regional de Presidente Prudente “Doutor Domingos Leonardo Cerávolo” foi convidada a integrar o Programa “Círculo de Excelência”, mantido pela empresa Johnson & Johnson, que reúne os principais serviços de esterilização da América Latina. O HR é a única instituição de saúde do oeste paulista a fazer parte do grupo. No interior do Estado, apenas o Hospital do Câncer de Barretos também recebeu o convite.

A indicação do Hospital Regional partiu de visitas técnicas da Johnsons ao serviço de esterilização da unidade. De acordo com a coordenadora da CME, Edileuza Mativi, durante as visitas, os enfermeiros da empresa americana avaliavam os indicadores de processo e qualidade do serviço. “Por conta dos índices satisfatórios de nossos indicadores, recebemos esta idicação para participar do programa, junto das mais reconhecidas centrais de esterilização da América Latina e Estados Unidos”, pontua Mativi.

O programa Círculo da Excelência busca a eficiência e a melhoria contínua dos serviços de esterilização com base nos padrões internacionais. Cada instituição participante entrará com resultados mensais dos indicadores em uma plataforma online, e receberão um relatório mensal com as avaliações da instituição, os resultados da média dos participantes da América Latina e dos Estados Unidos (referência internacional).

“Fazer parte deste grupo vai nos dar a real dimensão de qual o nível do nosso trabalho, em comparação com outroas centrais de porte semelhante. Com base nos comparativos, vamos poder traçar novas metas e estimular a cooperação e envolvimento da equipe”, ressalta a coordenadora da CME.

A primeira reunião entre os representantes das instituições convidadas ocorrem no mês de maio, na sede do Instituto Butatã em São Paulo. Após o hospital formalizar a adesão ao programa, haverá encontros trimestrais, também na capital paulista, para apresentação e discussão dos indicadores.

 

Serviço premiado

Este não é o primeiro reconhecimento público alcançado pela Central de Materiais do Hospital Regional. Em 2014, a instituição recebeu o Certificado de “Hospital pró-sustentável” na 7ª Edição do Programa Benchmarking Ambiental Brasileiro, emitido pelo Instituto Mais, por conta da utilização da esterilizadora Sterrad, que não utiliza água e tem baixo consumo de energia.

 


Tags:  

Galeria