HR sedia curso de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria
Capacitação teve como foco médicos e profissionais da área da saúde


24/08/2016 17:09:14 Paulo Fernandes NOTÍCIAS

Médicos e profissionais de saúde que atuam em unidades de abrangência do Departamento Regional de Saúde (DRS-11) de Presidente Prudente são capacitados por instrutores credenciados pela Sociedade Brasileira de Pediatria em reanimação neaonatal. A atividade foi realizada no Hospital Regional de Presidente Prudente “Doutor Domingos Leonardo Cerávolo” em três finais de semana durante o mês de agosto.

O projeto tem como proposta capacitar os profissionais que atuam em maternidades da região, para garantir a qualidade da assistência prestada à parturiente e ao recém-nascido, considerando que a qualidade da assistência pré-natal, assistência ao parto e pós-parto imediato podem interferir na redução das taxas de mortalidade na região.

A atividade também atende ao decreto nº 58.849 de 17 de janeiro de 2013 que regulamenta a Lei nº 14.686 de 29/12/2011 onde “torna obrigatória a presença de profissional habilitado em reanimação neonatal na sala de parto de hospitais, maternidades, clinicas e outras unidades de saúde integrantes do SUS do Estado de São Paulo”. Além disso, a prática também é citada na Portaria nº 1.459 de 24 de junho de 2011, que institui a Rede Cegonha no âmbito do SUS,  que visa assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e puerpério e às crianças o direito de nascimento seguro e ao crescimento e ao desenvolvimento saudáveis.

“Ao todo são 8 horas de curso. Este ano, participam cerca de 30 médicos e 77 enfermeiros da região. Todos recebem certificados da Sociedade Brasileira de Pediatria. Já é uma recomendação da sociedade que, preferencialmente, todos os partos sejam acompanhados por um médico pediatra para receber a crianças. Porém o Ministério da Saúde preconiza que o nascimento pode ter a presença de algum profissional da saúde que tenha o treinamento em reanimação neonatal. Este profissional da os primeiros atendimentos de reanimação neonatal na sequencia correta fielmente possibilitando qualidade no atendimento”, explica a médica coordenadora da capacitação em Presidente Prudente e também instrutora, Elza Utino.

A atividade conta ainda com outros três médicos instrutores, sendo: Murilo Moretti, Giovana Marioti e Samara Betim.

A capacitação é realizada pelo DRS-11, Comissões Intergestoras Regionais (CIRS), HR de Presidente Prudente, Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente, com apoio da Secretaria de Estado da Saúde.  


Tags:  

Galeria