Roda de conversa reúne pacientes em tratamento contra o câncer de mama
Atividade faz parte da programação do Outubro Rosa na clínica de Oncologia


24/10/2016 14:06:42 Iury Greghi NOTÍCIAS

Mais de 20 mulheres que estão em tratamento contra o câncer de mama e que já venceram a doença se reuniram na última sexta-feira (21/10) para uma roda de conversa. Esta é a segunda vez que a Clínica de Oncologia do Hospital Regional de Presidente Prudente “Doutor Domingos Leonardo Cerávolo” realiza o encontro, como parte das ações relacionadas ao Outubro Rosa na unidade.

A troca de experiências entre as pacientes é extremamente benéfico para o tratamento, expõe a enfermeira coordenadora da Oncologia, Raquel Sanches Cardoso. “Quando a gente, enquanto

Uma das mulheres que compartilharam sua história na roda de conversa foi Silvana Regina Fermino do Nascimento, que há 3 anos faz tratamento na Oncologia. Já em fase final de recuperação, ela fez questão de enaltecer a importância da autoestima para vencer a batalha contra o câncer. “Você tem que acreditar que vai vencer, a negatividade é extremamente ruim. Vai visitar pessoas, vai passear, vai à igreja. Não fique só em casa na negatividade”.

De acordo com o oncologista do HR, André Genaro, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres e o segundo mais incidente no mundo, atrás apenas do câncer de pele. O autoexame e o exame clínico das mamas ainda são, segundo ele, as melhores formas de prevenir o surgimento da doença. “Após os 40 anos, toda mulher deve fazer a mamografia pelo menos uma vez ao ano”, ressalta Genaro.

No Hospital Regional, foram realizados, de janeiro a setembro deste ano, 4274 exames de mamografia, todos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o que indica um aumento de aproximadamente 3% em relação aos 4165 exames feitos no mesmo período de 2015.

 

 

 

 


Tags:  

Galeria