Projeto GPS investe na alta qualificada no Hospital Regional



O Grupo de Promoção à Saúde (GPS) é uma parceira da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), com o Hospital Regional de Presidente Prudente “Doutor Domingos Leonardo Cerávolo”. Após a alta hospitalar, o paciente do Sistema Único de Saúde (SUS) é acompanhado por acadêmicos do 7° termo da Faculdade de Medicina da Unoeste, por meio de visitas domiciliares.


Este trabalho ocorre desde março de 2010, inserido no Departamento de Medicina Preventiva e Social, Unidade de Aprendizagem SUS. O estágio ocorre de segunda a sexta-feira das 7h30 às 11h30 e 13h00 às 16:00h sob a coordenação do docente e mestre Daniel José Pimentel Bonfim.


Nos domicílios, os estudantes registram dúvidas relacionadas ao atendimento dos usuários SUS e fazem Educação em Saúde, de acordo com o eixo proposto pelas Diretrizes Curriculares Nacionais de 2014, supervisionados pelo docente, que interage com o grupo por meio de videoconferência.


A visita domiciliar é uma ferramenta de atenção à Saúde que insere o componente acadêmico na realidade comunitária, fortalecendo os vínculos de respeito e confiança do futuro profissional de saúde com o usuário do SUS, atuando na promoção de saúde, prevenção, tratamento e reabilitação de doenças e agravos.


“É um método inovador, porque coloca o futuro médico em contato direto com a comunidade, fora do ambiente hospitalar”, explica Bonfim.


Após as visitas domiciliares, os alunos retornam ao HR para discussão dos casos e, juntamente com o professor responsável, avaliam a necessidade de outra visita.Fazem parte desta análise, as condições de vida, o acesso às tecnologias que prolongam a vida, o vínculo entre equipe de saúde e usuário.

 

Visita Domiciliar Simulada

Antes da realização das VDS, os acadêmicos passam pelo Laboratório de Habilidades e Simulação, em ambiente protegido, participando da VD Simulada. Os atores recebem um script previamente elaborado pelos facilitadores.


As VDS Simuladas se constituem em situações de ensino aprendizagem onde são testados conhecimentos, habilidades e atitudes dos estudantes frente às possibilidades que podem acontecer na realidade. Aspectos afetivos, cognitivos e psicomotores vão conformar as competências para o atendimento futuro aos usuários do SUS. Os estudantes avaliaram como positiva a atividade, pois podem ter mais segurança no momento das visitas reais.

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