Residência de Cardiologia do HR se destaca em abrangência assistencial



De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, os problemas cardiovasculares estão entre as principais causadores de morte no Brasil. Diante desse contexto, a residência médica de cardiologia do Hospital Regional de Presidente Prudente “Doutor Domingos Leonardo Cerávolo”, conta, atualmente, com ambulatório e Unidade de Terapia Intensiva próprios e, com isso, garante maior oferta de tratamento ao paciente de Prudente e região. 

Área de Atuação

Atuantes numa das áreas com maior abrangência clínica do HR, os residentes desta especialidade, divididos nos ciclos R1 e R2, com período de exercício de dois anos, operam em diferentes áreas do ambiente hospitalar, sendo elas: diagnóstico por imagem, hemodinâmica, metodologia gráfica, ambulatório de cardiologia – com a disposição de 15 subespecialidades -, enfermaria, Unidade de Terapia Intensiva Coronariana, centro cirúrgico , além da atuação no Ambulatório Médico de Especialidades (AME), onde desempenham as seguintes atividades: eletrocardiograma, esteira, houter e Monitorização da Pressão Arterial (MAPA). 

Iniciada em 2008, a residência cardiológica do HR tem como o principal objetivo capacitar o residente à execução de todas as tarefas inclusas no setor cardiológico, favorecendo, desta maneira, a exatidão em diagnósticos médicos, bem como no auxílio a prevenção do paciente. 

Característica
 
Outra característica da residência de cardiologia está ligada ao período de estudos, uma vez que, após a conclusão desta etapa no HR, grande parte dos recém-formados optam por uma subespecialidade, com duração de mais dois anos. Somando estas categorias com o tempo de graduação, o cardiologista pode levar mais de dez anos para o pleno exercício de sua função. 

Galeria