Residência de dermatologia no HR atende quase 10 mil pacientes ao ano



Com destaque para as múltiplas áreas de atuação nos serviços ambulatoriais dermatológicos, a residência de dermatologia do Hospital Regional de Presidente Prudente “Doutor Domingos Leonardo Cerávolo”, tem duração de três anos é a responsável por quase 10 mil atendimentos anuais à moradores da região. 

Área de atuação

Credenciada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a especialidade é considerada referência em toda região do Oeste Paulista, sobretudo quanto aos serviços oferecidos, os quais incluem: pequenas cirurgias e cirurgias avançadas, dermatopediatria, dermatoalergia, doenças autoimunes, couro cabeludo, doenças da unha, cosmiatria, oncologia, dermatoscopia e doenças infecciosas. Estes, por sua vez, totalizam 800 consultas mensais, sendo, consequentemente, 200 semanais e 9,6 mil anuais.

Além das assistências nas atividades ambulatoriais, a residência de dermatologia do HR atua de maneira integrada com outros serviços ligados a saúde, como o acompanhamento de atendimentos no Ambulatório Médico de Especialidades (AME), com o objetivo de acompanhar casos de hanseníase, por exemplo.

Os residentes 

As vagas disponíveis para a residência de dermatologia do HR estão distribuídas da seguinte maneira: oferecidas pelo próprio hospital e  ofertadas pelo curso de pós-graduação da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). Estes, por sua vez, como mencionado, permanecem durante três anos sob a responsabilidade dos supervisores de cada clínica, numa jornada de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. 

Objetivo 

A finalidade da especialidade médica é “capacitar o residente a descobrir, dar o diagnóstico, tratar e prevenir a patologia dermatológica”. 

Galeria