Residência neonatal é conhecida pela particularidade de atendimentos



A residência pediátrica neonatal, do Hospital Regional de Presidente Prudente “Doutor Domingos Leonardo Cerávolo”, é a responsável pelas atividades desempenhadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal do HR e conta com dois residentes ao ano, divididos em R1 e R2, numa carga horária das 7h às 17h.

Objetivo

O objetivo da residência pediátrica neonatal é preparar o residente para a área de neonatologia. Nesta especialidade, exige-se a graduação completa na especialidade de pediatria, além da subespecialização em neonatologia. 
O residente é o responsável pela assistência médica.

O residente é o responsável pela assistência médica aos recém-nascidos, compreendidos numa faixa etária de 0 a 28 dias, tanto prematuros quanto aqueles que tem alguma patologia e precisam de uma atenção intensiva ou semi-intensiva. 

A UTI neonatal

Localizada no piso principal do HR, a UTI neonatal conta, atualmente, com 20 leitos, os quais, estão divididos em dez para unidade de terapia intensiva e dez para cuidados intermediários, cada um para os respectivos perfis de atendimento.  

Diferencial

Diferente das demais residências do Hospital Regional, a residência neonatal é conhecida pela especificidade de cuidados, uma vez que o perfil dos pacientes exige atenção especial. São bebes que pesam de 500 gramas a 4 mil gramas, e que nasceram em diferentes períodos de prematuridade. A consequência dessa característica, por sua vez, gera a aplicação específica de medicação, tal como sua dose e intervalo de aplicação. 

Galeria